8 de setembro de 2014

Mythos Academy series



"I was wondering how long you were going to let something like that slide. It's a major  breach of etiquette you know, not striking back at your enemies in a timely fashion."

Ora bem, eu comecei a ler esta série de livros devido à minha paixão da saga The Covenant que retrata a mitologia grega nos dias de hoje. No entanto, a Mythos Academy da Jennifer Estep, leva isso a um nível mais acima englobando todas as mitologias e obviamente todos os seus descendentes. Até porque a Mythos Academy é isso mesmo, uma academia para todos os descendentes de todas as mitologias para aprenderem a proteger-se de um Deus malvado e dos seus lacaios. 

O enredo até é interessante, a interacção entre as personagens está bastante boa e até com algum sentido de humor mas... (e vocês já sabiam que iria haver um "mas") a autora perde-se muitas das vezes nas descrições desnecessárias, não no sentido de demorar uma página a descrever as estátuas de uma biblioteca mas sim descrições repetitivas. De um livros para os outros, descreve tudo como se fosse a primeira vez mesmo que no livro passado já tenha falado naquilo até à exaustão. Tudo bem colocar um ponto ou outro para o leitor se lembrar do sítio ou situação mas não tudo espelhado inúmeras vezes. Ao final de algum tempo, eu que até gosto escrita descritiva, até a mim me chateou.

Contudo, mesmo assim li os estes quatro livros com esperança que ao longo dos livros a coisa melhorasse, o que não ocorreu. Acho que esta série de livros é um desperdício pois até tinha bastante potencial para ser algo de especial. A personagem principal não é a típica personagem feminina "coitadinha" e vai descobrindo o seu poder ao longo dos livros portanto segues a evolução da personagem em si, incluindo as personagens secundárias. 
O que chateia é que além das descrições desnecessárias tem também que a história acaba por ser um bocadinho previsível, perdendo o elemento surpresa que tanto adoro em livros.

Considero a saga The Covenant muito mas mesmo muito melhor. E é um bocado difícil aconselhar estes livros sabendo que há sagas bem melhores por aí mas se nunca leram nada do género fantasia tocando na mitologia (seja ela qual for), estes livros são um bom começo.

Sem comentários: