8 de agosto de 2017

La gorjeta



Mesmo para alguém que nunca saiu de Portugal e lidou com isto em específico, este assunto "afecta-nos" a todos... Contudo, em primeiro lugar, gostava de frisar que não tenho nada contra o pessoal que trabalha em restauração. 

Dito isto, vamos falar de uma coisa que dá sempre em controvérsia: a gorjeta. Aquele momento em que depois de recebermos a conta para pagar e deixamos uma percentagem para os empregados do restaurante. Sim, vocês leram bem, percentagem. Aqui no UK (e pelo o que percebo nos USA também) é regra dar no mínimo 10% do total da conta como gorjeta, ou seja, se a vossa conta no restaurante fosse 50 euros, vocês deixariam como gorjeta 5 euros. Aliás, na terra dos camónes em alguns estabelecimentos a gorjeta ou "taxa de serviço" já está incluída na conta. 
Eu não tenho quaisquer problemas em deixar gorjeta, até costumo deixar sempre, principalmente se o serviço for bom. Contudo, será muito "mau" eu pensar porque raio é que isto se aplica só a restauração? Enfermeiros, bombeiros, administrativos... ninguém recebe gorjetas. Sinceramente, não sei muito bem o que pensar sobre este assunto.

E vocês? O que acham ou pensam sobre a gorjeta?

10 comentários:

Lápis Roído disse...

Ora isso da gorjeta é tudo muito giro, mas só quando não é obrigatório. Percentagens? Chulice, isso sim!

м disse...

Trabalhei numa pastelaria quase 3 anos e nunca ninguém me deixou uma moedinha sequer. Acho que é o nosso dever fazer sempre um bom trabalho e, por isso, não percebo porque tenho que deixar uma gorjeta. A pessoa já está a ganhar o dinheiro dela, não deveria ganhar mais por fazer um bom trabalho já que é suposto que assim seja. Pessoalmente nunca deixo gorjeta (quanto muito, às vezes não peço troco se for pouco dinheiro), nem acho que se deva fazê-lo por obrigação. Quem quiser que dê, se assim entender. Só não deveria ser exclusivo de serviços de restauração, já que há vários empregos em que estamos a prestar um serviço e ninguém nos dá nada também.

J* disse...

Não tenho por hábito dar gorjeta. A pessoa que está a trabalhar já está a receber um salário para prestar aquelas funções, por isso não entendo muito bem porque temos de dar mais um extra. E também não consigo entender porque é que essa "moda" se instalou na restauração.
No meu trabalho recebo algumas gorjetas. Os clientes convidam-me imensas vezes para tomar café, mas eu digo sempre que não e eles deixam ficar dinheiro "para um cafezinho" mas a verdades é que às vezes dá mais é para um jantarzinho!!! Mas recuso sempre. Sempre mesmo. A minha resposta é sempre a mesma "Você já paga o que tem de pagar não precisa de dar mais nada!". Alguns, depois de me ouvir dizer isto recuam com o dinheiro. Outros insistem e dão. Mas ser obrigatório é que me parece mesmo descabido!
https://jusajublog.blogspot.pt/

Avelã disse...

Penso que nos EUA isso é porque quem esteja empregado nessa área não tem direito ao salário mínimo. É na maioria das vezes pago uma miséria (~2$/h); nesse tipo de serviços ao público assume-se que haverá gorjetas, daí que o ordenado atribuído seja bastante reduzido.

É por isso que deixar um extra não é considerado uma apreciação reservada a serviços excelentes, mas uma regra básica de etiqueta (ou simplesmente respeito pelo trabalho dos outros); por outro lado, não deixar é considerado rude, porque é um passo para privar o trabalhador de um salário digno.

É um sistema mal feito (eu acho que toda a gente deveria ter direito a um ordenado razoável fixo e incondicional - a ideia de deixar os salários à mercê da disposição dos e quantidade de clientes é revoltante), mas a culpa não é dos funcionários...

Mas percebo o post, para quem está habituado ao "sistema" em Portugal é muuuito estranho dar 10% de gorjeta :P

N. disse...

É raro deixar, confesso. Só mesmo em casos excepcionais onde o serviço do empregado é mesmo do outro mundo e justifica.

A mim sempre me pareceu que o service charge / 10% de gorjeta são simplesmente uma forma airosa dos empregadores poderem mais facilmente oferecer salários medíocres aos funcionários.

i. disse...

Pelo que percebo, nos países que é obrigatório, o ordenado é muito mais baixo (em comparação com outros empregos) e é o cliente a contribuir. Por isso, não faria muito sentido nas profissões em que referiste, penso... Mas qual é a diferença numa loja? Ou no starbucks em que não te servem à mesa? Pois, não sei... :/

Tim disse...

é algo a pensar, por acaso agora deixaste-me a pensar :P

Cynthia disse...

Acho ridículo ser obrigatório. Gorjeta, para mim, é sinal de opcional. Paguem em condições aos funcionários e é suficiente. Não há que pagar extras nenhuns, apenas o que estás a consumir. Era o que faltava :P quem quiser deixar, deixa, mas por opção!

asminhasquixotadas disse...

Nunca dou e não concordo. Penso o mesmo: por que é que as outras profissões não têm direito ao mesmo? A pessoa é paga para fazer aquele serviço, assim como eu era paga para ensinar. No fim ninguém vinha dar-me gorjetas por ter ensinado os tempos verbais.

Matilde disse...

Ehpah ja trabalhei num sitio em que sabia bem ganhar gorjetas mas sou da opiniao que nao devem ser obrigatorias como nos USA que te atendem mal, ou ate se recusam a atender-tese nao deixares gorjeta... enfim, Murika!